
Fernanda Oliveira
A Sua Coluna Trava?
Atualizado: 21 de mai. de 2020

A coluna cervical e lombar possui vértebras, ligamentos, tendões e músculos.
Esses músculos podem eventualmente sofrer espasmos ou contraturas, tornando-se “duros”, “rígidos”, gerando uma incapacidade de se movimentar conhecida popularmente como “travar”.
As contraturas/ espasmos musculares ocorrem por alguns motivos como: Movimento incorreto, movimento repentino e incorreto, carregar excesso de peso, trigger points (pontos de tensão muscular), má postura, encurtamento e fraqueza muscular.
Não se trata de uma doença e sim de um sintoma.
Veja 5 dicas quando sua coluna travar
Fique em repouso. O repouso é importante para que a lesão não se agrave.
Coloque uma bolsa quente, protegendo a pele, por 20 minutos, 2 vezes ao dia. O uso da bolsa quente auxilia no relaxamento da musculatura que está rígida e tensionada.
Não flexione a coluna ao se movimentar. Quando a coluna se encontra contraída, com espasmo muscular, há uma sobrecarga dos músculos, ligamentos, tendões e articulações. A flexão pode aumentar esta sobrecarga.
Se não melhorar em 3 dias, procure um profissional da saúde. Normalmente estes episódios melhoram sozinhos. Mas a persistência destes sintomas, pode ser sinal de uma lesão mais grave. Não faça uso de medicamento por conta própria.
Realize alongamento e fortalecimento muscular orientado por um Fisioterapeuta, para evitar outros episódios. Quando a musculatura está fraca e encurtada é necessário fazer um esforço maior para manter-se numa posição ereta, isto gera tensão e uma tendência a acomodar-se numa posição mais curvada, que por sua vez gera mais encurtamento e fraqueza.
Fernanda Oliveira - fisioterapeuta em Belo Horizonte
visite meu site