Buscar
  • Fernanda Oliveira

Postura corporal e autoestima

Atualizado: 21 de Mai de 2020




Estabelecer o que é normal no estudo da postura é um desafio.

A postura descreve o alinhamento e a orientação do corpo no ambiente e também a composição do posicionamento de todos os segmentos corporais em um determinado momento.

A postura humana ou a postura corporal é complexa, pois cada pessoa responde a ação da gravidade de forma individual, utilizando um padrão repetitivo que teve início na postura fetal. Há vários fatores que influenciam na postura: genética, gênero, idade, biótipo, atividade, cultura, estado de ânimo, história pessoal, estado emocional e ergonomia.

Postura, imagem corporal e autoestima

A imagem corporal, ou seja, a percepção que cada pessoa tem de seu próprio corpo, pode influenciar a autoestima. A pessoa que tem uma percepção negativa de si mesma e de sua imagem corporal pode assumir uma posição retraída, encolhida, gerando uma má postura. Por outro lado, uma pessoa que tem desvios posturais, ombros projetados para frente, quadril para frente ou para trás pode sentir-se desconfortável com a sua imagem corporal.

A imagem corporal é um tema complexo e envolve vários fatores, no entanto, um trabalho que vise melhorar a postura pode influenciar positivamente na forma como uma pessoa percebe seu corpo. Parecer mais jovem, mais elegante, mais alto são atributos valorizados socialmente e não podem ser subestimados.

Trabalhando a postura

Uma das maneiras para se trabalhar a postura é realizando uma Reeducação Postural Global (RPG) com um fisioterapeuta habilitado. Primeiramente é realizada uma avaliação da postura como um todo, e a partir disso é traçado um tratamento de acordo com as necessidades de cada pessoa.

O atendimento deve ser realizado individualmente, já que sua efetividade depende da atenção e observação do profissional fisioterapeuta. Durante a sessão são realizadas técnicas desenvolvidas após anos de estudo e observação do comportamento da musculatura de maneira global. O paciente é levado a permanecer em posturas de máximo alongamento associadas a respiração, levando a musculatura trabalhada a um ganho de força.

Depois de realizado esse trabalho com o fisioterapeuta, os clientes são orientados a manter no seu dia-a-dia uma melhor postura nas suas tarefas diárias, seja ao dirigir, ao dormir, ao assistir TV no sofá, sentado no computador, ao pegar um objeto, ao fazer serviços domésticos, ao utilizar celulares, tablets e notebooks.

No mundo das redes sociais, das selfies, está cada vez mais difícil ignorar uma realidade: Todo mundo quer ficar bem na foto!


Fernanda Oliveira - fisioterapeuta em Belo Horizonte


Visite o site


#desviosposturais

158 visualizações