Desvios Posturais

A coluna vertebral não é reta. Possui curvas naturais, no entanto, vista de frente aparenta ser reta.

Quando estas curvas são muito acentuadas ocorre um desalinhamento significativo na coluna, a aparência vai ficando cada vez mais alterada afetando a imagem corporal e a auto-estima.

Existem 3 tipos de desvios posturais :

Hipercifose - Hiperlordose -  Escoliose

desvios-posturais_edited.jpg

Hipercifose

É a postura conhecida como “corcunda”.

É uma condição característica de pessoas idosas, mas é observada também em adolescentes e adultos jovens.

Em casos mais graves pode causar alterações respiratórias.

isto pode ocorrer porque há uma diminuição do espaço da caixa torácica que abriga os órgãos do sistema respiratório (Coração e pulmão).

Maus hábitos posturais, falta de atividade física, fraturas, alterações nos ossos, osteoporose e má formação contribuem para essa condição.

O tratamento fisioterapêutico, mesmo em pessoas idosas, pode diminuir a curvatura anormal da coluna.

Hiperlordose Cervical

Ocorre um aumento da curva do pescoço, fazendo com que a cabeça se projete para frente, causando um encurtamento dos músculos da parte de trás da cabeça.

A hipercifose pode ocasionar a hiperlordose cervical, já que na hipercifose ocorre encurtamento dos músculos peitorais, os ombros ficam “encolhidos” e a cabeça é projetada para a frente.

A hipercifose e a hiperlordose podem ocorrer ao mesmo tempo quando observamos uma coluna em forma de S invertido.

Essa condição ocorre devido as alterações da postura, em que há desequilíbrio da musculatura e o corpo se adapta a tais condições.

Hiperlordose Lombar

É o aumento excessivo da curva na região baixa da coluna.

É caracterizada pelo “bumbum empinado” e abdômen para frente.

Está associada a fraqueza dos músculos abdominais e glúteos, encurtamento dos músculos lombares (da região baixa da coluna) e músculos da frente do quadril (região da virilha).

Maus hábitos posturais, carregar peso em excesso e movimentos repetitivos inadequados também podem estar associados com a hiperlordose lombar.

Escoliose

 É uma deformidade da coluna vertebral que ocorre nos três planos do espaço, ou seja, a coluna se torce para os lados, para frente e para trás e em volta do seu próprio eixo.

Causas da Escoliose em crianças e adolescentes

 A maior causa de escoliose nessa fase é o estirão do crescimento, que tem maior chance de acontecer a partir dos dez anos de idade.

 Ocorre um crescimento ósseo que pode ser muito rápido. Alguns adolescentes queixam de “dores do crescimento”, que são sensações incômodas de tensões musculares, quando os músculos ficam rígidos, “duros”.

 

Quando há um desequilíbrio dos músculos da coluna, principalmente dos responsáveis pelo equilíbrio, ocorre uma piora das curvas nos períodos de crescimento.

 

Durante adolescência o risco de uma curva mais acentuada aumenta, pois nessa fase o ritmo de crescimento do corpo é mais rápido.

Causas da escoliose  em adultos

Nos adultos, a escoliose que se iniciou na infância ou adolescência com um grau menor, pode se acentuar devido a diversos fatores, entre os quais:

  • Fraturas na coluna;

  • Desequilíbrios musculares;

  • Encurtamentos musculares;

  • Escoliose não tratada na infância/adolescência;

  • Processo de envelhecimento.

 

Depois dos 40 anos, a escoliose não instalada na infância, pode se iniciar por processo degenerativo ou envelhecimento das vértebras, sendo 10% dos casos.

Hiperlordose, hipercifose podem estar associados ou não a escoliose.

O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível.

Tratamento para Desvios Posturais

O tratamento fisioterapêutico é indicado para alivio das dores e tensões musculares e correção postural.

A Reeducação Postural Global (RPG), que é um método fisioterapêutico, é indicado para tratamento de desvios posturais.

O RPG irá melhorar a postura, evitando um agravamento da curvatura, restabelecendo o equilíbrio, trabalhando o alongamento, a força e a consciência corporal.

A consciência corporal propicia uma melhor eficiência na execução de atividades físicas e esportivas, bem como atividades do dia a dia.

Permanecer sentado ou em pé por longos períodos, dirigir ou trabalhos domésticos são executados de forma melhor quando é trabalhada a consciência corporal.

Os atendimentos são realizados no consultório localizado a Rua Matias Cardoso 63 sala 1401 - Bairro Santo Agostinho -BH

  • Facebook Social Icon
  • Instagram